Garrafeira Tinto 2015, Quinta das Bágeiras

Mário Sérgio Alves Nuno fundou a Quinta das Bágeiras em 1989, mas a tradição familiar como a viticultura é muito mais antiga. Se ele foi o primeiro a engarrafar os vinhos elaborados com as uvas das propriedades da família, mas seus antepassados já cultivavam uvas para venda a terceiros por várias gerações. Por conta da qualidade de seus vinhos, rapidamente se tornou uma das principais referências da Bairrada.

O Garrafeira Tinto, elaborado apenas nas melhores safras, pode ser considerado como o vinho tinto mais disputado da vinícola. Na safra 2015 um corte de Baga (80%) e Touriga Nacional (20%), tem uma produção média de 7.000 garrafas por ano e foi elaborado a partir de vinhas de Baga muito velhas (idade superior a 90 anos). Após colheita manual, os cachos inteiros foram fermentados entre 5 a 8 dias em lagar aberto, com uso exclusivo de leveduras indígenas. O vinho completou sua fermentação em tonéis de madeira antigos, onde ficou por 18 meses e foi engarrafado sem colagem ou filtragem.

Degustando

Um vinho de excepcional qualidade e pureza, que, porém, parece necessitar de muito tempo para atingir sua janela de consumo ideal. No visual, mostrou coloração rubi com halo violáceo e muita concentração, enquanto o olfativo foi marcado por aromas de frutas negras, acompanhados por notas mentoladas, florais e de cedro.

Na boca, um corte de boa acidez, corpo médio e tanino intenso ainda bem presente. Da mesma forma que no nariz, no palato as frutas negras ganharam destaque, com muita intensidade e pureza. Um vinho de ótima estrutura e profundidade, mas ainda não plenamente integrado. Certamente alguns anos de garrafa farão a diferença, com mais camadas, aromas e sabores terciários se juntando ao excelente conjunto atual. Os vinhos da Quinta das Bágeiras são trazidos para o Brasil pela Premium e esta cuvée, cortesia do amigo Luiz Felipe, estava disponível no site da importadora na faixa de R$ 800 em junho de 2022.

Nome do VinhoGarrafeira Tinto Safra2015Produtor Quinta das BágeirasEnólogosMário Sérgio Alves NunoUvasBaga, Touriga NacionalSoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica13,5%Sede da vinícolaSangalhos (Bairrada)DenominaçãoBairradaPaísPortugalAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilPremium

O post Garrafeira Tinto 2015, Quinta das Bágeiras apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.