Gevrey-Chambertin 2017, Taupenot-Merme

A Taupenot-Merme é uma vinícola da Borgonha resultante do casamento, em 1962, de duas famílias com tradição na região. Atualmente possuem cerca de 13,5 hectares de vinhedos, resultantes da união de Denise Merme, com diversas parcelas em Morey-Saint-Denis, e de Jean Taupenot, originário de Saint-Romain.

A partir dos nove hectares na Côte de Nuits e outros 4,5 hectares na Côte de Beaune, a geração seguinte, representada por Virginie e Romain Taupenot, elabora vinhos a partir de parcelas em mais de 20 denominações de origem diferentes, quatro delas na região de Gevrey-Chambertin. Com uvas provenientes de vinhedos de cultivo orgânico nos lieux-dits La Justice, Craite Paille, Les Seuvrées e Bel Air, este Gevrey-Chambertin é o vinho de entrada nesta região.

Após colheita manual, as uvas foram 100% desengaçadas e mantidas em maceração pré-fermentativa de 10 dias, para posterior fermentação com uso de leveduras indígenas em tanques de aço inoxidável por cerca de 10 dias. O vinho passou por estágio de 12 meses em barris de carvalho francês, 75% dos quais usados e de tosta leve, voltando para tanques por três meses antes do engarrafamento, que foi feito sem o vinho passar por colagem ou filtração.

Degustando

Um Pinot Noir de muita vivacidade e leveza, com tanto o olfativo com o gustativo marcados por uma agradável presença de frutas vermelhas de muita pureza. No visual, mostrou coloração rubi de baixa concentração, com o nariz marcado por aromas de framboesa e leves notas de mentol e ervas verdes.

Na boca, um vinho de alta acidez, taninos delicados, mas presentes, e de corpo médio. Embora não tenha mostrado uma grande complexidade, mostrou intensa presença de fruta de muito frescor na boca, com boa textura e leve nota mineral e de ervas. Este vinho é trazido para o Brasil pela Cellar e podia ser encontrado no site da importadora a R$ 775 em setembro de 2021.

Nome do VinhoGevrey-ChambertinSafra2017Produtor Taupenot-MermeEnólogosRomain TaupenotUvaPinot NoirSoloCalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da vinícolaMorey-Saint-Denis (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoGevrey-ChambertinPaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilCellar

O post Gevrey-Chambertin 2017, Taupenot-Merme apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.