Gigondas 2006, Clos du Joncuas

A Clos de Joncuas, vinícola familiar sediada em Gigondas, chegou ao seu centenário em 2020. Praticando agricultura tradicional desde então, sem uso de pesticidas ou herbicidas sintéticos, teve seus vinhedos certificados orgânicos em 1980. Atualmente é gerida pelas irmãs Dany e Carole Chastan, que focam em vinhos de baixa intervenção, mantendo o tradicional estilo de vinificação da região.

Um dos destaques da Clos de Joncuas é o seu Gigondas, elaborado com 80% de Grenache (grande parte de vinhas velhas, algumas acima de 100 anos) e Mourvedre, Cinsault e Syrah, todos dos vinhedos próprios e orgânicos, situados aos pés dos Dentelles de Montmirail. Na vinificação, as uvas foram fermentadas 100% com cachos inteiros em tanques de cimento com leveduras indígenas, para posterior estágio de 12 meses em foudres de carvalho usado. O vinho foi engarrafado sem filtração ou colagem, apenas leve adição de sulfitos.

Degustando

Um vinho de muita personalidade e que bem representou o estilo tradicional desta parte do Rhône, com muita estrutura e complexidade. No visual, mostrou coloração rubi com leve evolução e concentração média a baixa, com um olfativo rico e complexo. Destaque para os aromas de alcaçuz e uma nota vegetal lembrando raízes, com toques de especiarias, guarrigue, ervas verdes, notas terrosas e de flores secas, com uma fruta vermelha mais discreta.

Na boca, um Gigondas de boa acidez, tanino arenoso bem presente, boa textura e corpo médio. Já totalmente pronto para consumo, se mostrou bastante seco, um vinho mais austero, com uma nota de engaço combinada com frescor e boa concentração de fruta mais seca no meio de boca. Este vinho de estilo clássico, de muita vivacidade e tensão, infelizmente não é importado para o Brasil. Cortesia do casal Roberto e Mariana, tem suas safras mais recentes vendidas na Europa na faixa de € 30.

Nome do VinhoGigondas Safra2006Produtor Clos du JoncuasEnólogasDany Chastan, Carole ChastanUvasGrenache, Mourvedre, Cinsault, SyrahSoloArgilo Calcário, DolomitoGraduação Alcoólica14,5%RegiãoGigondas (Provence-Alpes-Côte d’Azur)DenominaçãoGigondas PaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Gigondas 2006, Clos du Joncuas apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.