Gloria 2018, Domaine de L’Ecu

Cada dia as cooperações entre diferentes vinhateiros se tornam mais comuns, resultando em vinhos únicos, que refletem tanto o terroir como o estilo de vinificação. E um conjunto de parcerias que deu certo é o projeto Les Temps de Copains (que pode ser traduzido como “Tempo dos Amigos”). A iniciativa foi criada por Fred Niger, responsável e enólogo-chefe da Domaine de L’Ecu, e consiste na elaboração de micro-cuvées com vinhateiros amigos.

Ao menos um vinho “binacional” resultou deste projeto. O Gloria 2018 é um monovarietal de Vermentino, uva que vem ganhando maior espaço nos últimos anos, em uma parceria entre Fred Niger e Francesco De Filippis, vinhateiro da toscana Cosimo Maria Masini. As uvas, de cultivo biodinâmico certificado pela Demeter, são provenientes da parcela Partenze, em San Miniato, não muito distante de Florença. Após colheita manual, as uvas passaram por maceração de quatro dias, com fermentação usando exclusivamente leveduras indígenas. O vinho passou por nove meses em ânforas de 400 litros e foi engarrafado sem colagem, filtração ou qualquer adição de sulfitos.

Degustando

Um vinho de muita energia, ótima textura e que deve agradar quem tem uma tolerância uma pouco mais alta à acidez volátil. No visual, mostrou coloração dourada com leve turbidez, enquanto no olfativo o destaque ficou para os aromas de laranja kinkan, ervas verdes, damasco seco, com acidez volátil presente e uma nota salina.

Na boca, um Vermentino de boa acidez, corpo médio e textura destacada. Trouxe boa estrutura de boca, com presença de frutas mais maduras, nota de amêndoa e um retrogosto mais cítrico, um vinho mais na linha natural, com muita vivacidade. Diversas cuvées da Domaine de L’Ecu foram trazidas para o Brasil pela VinhoMix em meados de 2021, porém este vinho, adquirido a R$ 290, já estava esgotado na importadora em dezembro de 2021.

Nome do VinhoGloriaSafra2018Produtor Domaine de L’ÉcuEnólogosFred Niger, Francesco De FilippisUvaVermentinoSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica11,5%Sede da vinícolaLe Landreau (Loire-Atlantique)PaísFrançaAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilVinho Mix

O post Gloria 2018, Domaine de L’Ecu apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.