Guardiola 2017, Tenuta delle Terre Nere

A Tenuta delle Terre Nere é um dos maiores produtores da região do Etna e adota à risca o conceito de elaborar seus vinhos por parcelas, chamadas de contrada na área. Com isso, segregou sua ampla linha de vinhos em três categorias básicas: Classici (seus vinhos mais simples), Premier Cru (contendo oito cuvées distintas) e Grand Cru (quatro vinhos, de suas melhores contrade).

O Guardiola 2017 faz parte da categoria Premier Cru, elaborado a partir de uvas do vinhedo, de 1,5 hectare, de mesmo nome. Curiosamente, foi a primeira contrada a ser explorada pela vinícola, em 2002, e também aquela de maior altitude (850 a 900 metros). Com uma composição de 98% Nerello Mascalese e 2% Nerello Cappucio, provém de vinhas velhas (50 a 70 anos) de cultivo orgânico certificado, plantadas em gobelet. Na vinificação, a fermentação alcóolica foi realizada com temperaturas controladas. O vinho passou por fermentação malolática e estágio de 16 a 18 meses em formatos distintos de carvalho, como barris de carvalho francês (20% de primeiro uso), tonneaux e botti (10 a 30 mil litros). Antes do engarrafamento, foi mantido por um mês de tanques de inox.

Degustando

Os vinhos do Etna, sobretudo aqueles elaborados a partir de contrade de melhor qualidade, ganham muito com alguns anos em garrafa. Neste caso, certamente alguns aninhos a mais teriam trazido a este vinho melhor integração e complexidade. No visual, mostrou coloração rubi com discretas notas de evolução, com o olfativo marcado por aromas de frutas vermelhas maduras, piche e pimenta negra, com notas tostadas e minerais (aquela sensação meio “queimada” tão típica de solos de areia e cinzas vulcânicas).

Na boca, um corte do Etna de boa acidez, taninos presentes e picantes, além de corpo médio. Mesmo sendo de um vinhedo de altitude, mostrou notas de fruta mais compotada na boca, com boa textura e densidade. Um vinho marcado mais pela intensidade do que pela elegância, que possivelmente virá no futuro pela melhor integração dos taninos e suavização do perfil frutado e da madeira, já que a acidez e a mineralidade estão presentes. Os vinhos da Tenuta delle Terre Nere são trazidos para o Brasil pela Mistral e uma safra mais recente desta cuvée, cortesia do amigo Pagliari e com produção de apenas 5.000 garrafas, estava disponível a R$ 552 em julho de 2021.

Nome do VinhoGuardiolaSafra2017 Produtor Tenuta delle Terre Nere EnólogoCalogero Statella Uvas Nerello Mascalese, Nerello CapuccioSoloVulcânicoGraduação Alcoólica14,5%Sede da VinícolaRandazzo (Sicília)DenominaçãoEtna RossoPaísItáliaAgriculturaOrgânica (certificada)VinificaçãoConvencionalImportador no BrasilMistral

O post Guardiola 2017, Tenuta delle Terre Nere apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.