Irancy 2014, Vincent Dauvissat

Não é um exagero colocar Vincent Dauvissat como um dos grandes nomes da vinicultura da Borgonha. Ganhou esta reputação a partir seus espetaculares Chardonnays elaborados em Chablis, onde está sediada sua vinícola e de onde têm origens as uvas para grande parte de seus vinhos. São vinhos de incrível precisão e profundidade, que merecem anos de adega para atingir seu auge.

Mas Dauvissat não elabora apenas vinhos brancos. Além das oito cuvées elaboradas a partir de vinhas próprias e arrendadas em Chablis, ele produz também um vinho tinto. Foram as uvas de Pinot Noir de um vinhedo arrendado de 0,75 hectare e de cultivo orgânico que deram origem ao Irancy 2014, talvez a face menos conhecida de Dauvissat.

Degustando

Proveniente desta denominação de origem do norte da Borgonha, não muito distante de Chablis e de Auxerre, este Pinot Noir pouco se assemelha com aqueles elaborados na Côte d’Or. E, de uma certa forma, também não lembra outros tintos elaborados em Irancy, muitos dos quais ganham cor e estrutura por conta da adição da uva César, permitida em até 10% do corte nesta região.

Este Pinot Noir se mostrou austero e muito seco, em alguns momentos lembrando mais Piemonte do que Borgonha. No visual, mostrou coloração rubi, com média a baixa concentração, enquanto o olfativo trouxe aromas de frutas vermelhas e negras (destaque para cereja selvagem), acompanhados por notas de especiarias, ervas verdes e piche.

Na boca, um vinho de alta acidez, corpo médio, picante e com taninos mais verdes, mesmo oito anos após sua safra. Austero, muito fresco e vertical, está longe daqueles Pinot Noirs com fruta em destaque no palato. Um tinto de clima mais frio, sem grande intensidade ou profundidade, mas com uma personalidade própria. Mesmo na França, por conta de sua pequena produção, é um vinho difícil de achar, custando na faixa de € 40.

Nome do VinhoIrancy Safra2014Produtor Vincent DauvissatEnólogoVincent Dauvissat UvaPinot NoirSoloCalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaChablis (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoIrancyPaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Irancy 2014, Vincent Dauvissat apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.