La Croisée des Chenins 2017, Eric Morgat

Parte de uma família com longa tradição na vinicultura (Château du Breuil, em Layon), Eric Morgat decidiu seguir carreira solo, fora da vinícola familiar.  Em 1995, com 25 anos, decidiu adquirir uma parcela em Savennières e elaborar seus próprios vinhos, com destaque para o L’Enclos. Esta cuvée o colocou em evidência como um dos grandes nomes da nova geração de produtores da região. Após uma reviravolta em seus vinhedos, parou de produzir o L’Enclos em 2011 e se concentrou em dois vinhos: o Fidés, com uvas de Savennières e o Litus, um Anjou Blanc.

A safra de 2017, porém, foi peculiar. Por conta de uma forte geada que reduziu de forma significativa a colheita dos vinhedos nesta parte do Loire, Morgat optou por elaborar apenas um vinho. Surgia o La Croisée des Chenins, um blend de suas diversas parcelas de Chenin Blanc. Com uvas de agricultura orgânica certificada, as parcelas individuais foram fermentadas, com uso de leveduras indígenas, em barris de carvalho. Os vinhos ficaram nestes recipientes até março de 2019, seguido por um mês em garrafa, antes do blend final.

Degustando

Safras difíceis para o produtor muitas vezes resultam em vinhos de alta qualidade. E foi o caso aqui. Classificado como um vinho da denominação de origem Anjou Blanc, este Chenin Blanc mostrou coloração amarelo brilhante, com um olfativo rico e intenso. Destaque para os aromas de flores brancas e frutas brancas (pera e marmelo), acompanhados por notas mais discretas de cera de abelha, cítricos e pedras molhadas, com leve toque de maresia.

Suas maiores qualidades, apareceram no gustativo. Com acidez marcante, corpo médio e ótima textura, se mostrou longo, profundo e equilibrado. Conseguiu combinar, de um lado, a densidade e untuosidade tão características de Savennières, com a tensão e frescor dos vinhos de Anjou. Eric Morgat é um bom exemplo de alguém que soube fazer do limão uma limonada na safra 2017. Seus vinhos são trazidos para o Brasil pela Cellar e esta cuvée estava disponível no site da importadora a R$ 825 em julho de 2023.

Nome do VinhoLa Croisée des Chenins Safra2017Produtor Eric MorgatEnólogaEric MorgatUvaChenin BlancSoloXistoGraduação Alcoólica13,45%Sede da VinícolaSavennières (Maine-et-Loire)DenominaçãoAnjou BlancPaísFrançaAgriculturaOrgânica certificada, biodinâmicaVinificaçãoBaixa Intervenção Importador no BrasilCellar

O post La Croisée des Chenins 2017, Eric Morgat apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *