La Piècette 2019, La Soeur Cadette

A La Soeur Cadette, criada em 1987 pela família Montanet, foi uma das pioneiras na elaboração de vinhos de engarrafamento próprio na região de Vézelay, área até então dominada por cooperativas. Foi somente em 1997 que o INAO (órgão que determina e controla as denominações de origem na França) criou a denominação Bourgogne Vézelay, para os vinhos elaborados a partir da variedade Chardonnay. E uma das principais referências desta nova denominação acabou sendo, naturalmente, a La Soeur Cadette.

O La Piècette é das cuvées produzidas pela vinícola dentro das regras da denominação de origem (eles também produzem vinhos com uvas de terceiros, outras variedades e regiões). Foi elaborado a partir de vinhas entre 20 a 25 anos de idade com certificação orgânica, plantadas nos solos ricos em calcário ao redor de Vézelay. Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas em barris de carvalho de 228 litros (piéces, daí seu nome). Antes de ser engarrafado, o vinho foi mantido neste recipiente com sua lias por 10 meses.

Degustando

Um Chardonnay de alta tensão e energia, muito representativo da região do Auxerrois. No visual, mostrou coloração amarelo palha com reflexos verdeais, enquanto no olfativo o destaque ficou com aromas cítricos (mousse de limão), acompanhados por notas de pedra molhada e brisa de mar, além de um discreto toque de madeira.

Na boca, um vinho de acidez cortante, corpo médio e bem seco. Trouxe notas bem presentes de maçã verde e cítrico também no olfativo, com boa profundidade e textura. Com ótima persistência e final salino, ainda não é importado para o Brasil. Na Europa, é vendido na faixa de € 24.

Nome do VinhoLa PiècetteSafra2019Produtor La Soeur CadetteEnólogoValentin MontanetUva ChardonnaySoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaSaint-Père (Bourgogne Franche-Comté)DenominaçãoBourgogne VézelayPaísFrançaAgriculturaOrgânica CertificadaVinificaçãoBaixa Intervenção

O post La Piècette 2019, La Soeur Cadette apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.