La Rimaye 2020, Sébastien Renard

Originário da Champagne, Sébastien Renard se estabeleceu em La Buisse, um pequeno vilarejo a cerca de 20 quilômetros de Grenoble em 2015, com a intenção de elaborar vinhos próprios. Atualmente explora cerca de quatro hectares de vinhedos de cultivo orgânico e tratados apenas com cobre e enxofre, com foco em variedades locais ou com longa presença na Savoie, como Mondeuse, Verdesse, Persan, Etraire, Servani, Pinot Noir e Gamay.

O La Rimaye 2020 é uma de suas cuvées tintas, um monovarietal de Gamay elaborado nos moldes da vinificação do Beaujolais. Nesta região alpina, o nome do vinho remete ao montanhismo, já que Rimaye é uma parte de um glaciar, representando uma fratura entre a montanha em si e o bloco de gelo do glaciar. As uvas são provenientes de vinhas velhas (acima de 50 anos), com certificação orgânica e plantadas a cerca de 350 metros de altitude. Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por maceração semi-carbônica com cachos inteiros, com uso exclusivo de leveduras indígenas.

Degustando

Pense em um bom Gamay do Beaujolais e considere uma versão mais leve e elegante, com taninos mais finos, menos estrutura e presença mais discreta de frutas. No visual, mostrou coloração rubi de baixa concentração, com um olfativo marcado por frutas vermelhas (destaque para framboesa), especiarias doces, leve floral e uma discreta nota de borracha.

Na boca, um Gamay de alta acidez, corpo leve e taninos delicados. Um autêntico vin de soif, bem direto e com presença destacada de frutinha azeda no palato. Mesmo sem grande complexidade, um vinho fresco e elegante, pode ser definido como um tinto com estrutura de branco. Os vinhos de Sébastien Renard ainda não chegaram ao Brasil e são vendidos na Europa na faixa de € 15.

Nome do VinhoLa Rimaye Safra2020Produtor Sébastien RenardEnólogosSébastien RenardUvaGamaySoloAluvial, com calcário e xistoGraduação Alcoólica12%Sede da VinícolaLa Buisse (Auvergne-Rhône-Alpes)DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post La Rimaye 2020, Sébastien Renard apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.