Las Mercedes de Callejuela 2020, Callejuela

A Callejuela foi fundada em 1980 por Francisco Romero Blanco, inicialmente produzindo mosto em suas pequenas instalações, com o intuito de vende-lo para as grandes vinícolas da região. Foi somente em 1998, quando a terceira geração da família Blanco assumiu as videiras e a vinícola, que o formato atual surgiu, com a criação da marca Callejuela. Atualmente, a vinícola baseada em San Lúcar de Barrameda elabora os tradicionais vinhos fortificados da região, mas também vinhos não-fortificados.

Contando com parcelas de vinhedos em diferentes áreas, a Callejuela elabora três monovarietais não fortificados de Palomino Fino, dos quais o Las Mercedes é um deles. As uvas vêm da parcela Las Mercedes, de 8,5 hectares em solos puros de albariza, no vinhedo Añina, mais perto de Jerez do que Sanlúcar. Após colheita manual, as uvas passaram por fermentação em tanques de aço inox, seguido por um período de cerca de sete meses em barris antigos de Manzanilla, onde desenvolveram flor.

Degustando

Um vinho direto e vertical, evidenciando o potencial que a Palomino Fino tem também para a elaboração de vinhos não-fortificados. De coloração amarelo palha, trouxe, no olfativo, aromas minerais (giz), com boa presença de notas de frutas brancas, cereais, leve oxidativo, leveduras e um inconfundível toque de maresia.

Na boca, se mostrou um vinho de boa acidez, seco, fresco e de boa textura, com corpo médio. Não é um vinho de grande complexidade, mas agrada, mostrando uma personalidade mais vertical, com destacadas notas minerais e salinas também no gustativo. Não é importado para o Brasil, na Espanha é vendido por cerca de € 16 em lojas online.

Nome do VinhoLas Mercedes de CallejuelaSafra2020Produtor Callejuela EnólogoRamiro IbañezUvaPalomino FinoSoloCalcárioGraduação Alcoólica12%Sede da vinícolaSanlúcar de Barrameda (Andaluzia)DenominaçãoVino de EspañaPaísEspanhaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilNão é importado

O post Las Mercedes de Callejuela 2020, Callejuela apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.