L’Aunis Étoilé 2020, Deboutbertin

A Pineau d’Aunis é uma uva originária do Loire, chamada também de Chenin Noir e, que, assim como a Pinot Noir, dá origem a vinhos mais leves e de coloração clara. Por conta disso, por muito tempo se acreditou que esta variedade pudesse ser uma mutação da Chenin Blanc ou ter alguma relação genética com a Pinot Noir. No entanto, testes de DNA mostraram que não qualquer parentesco entre a Pineau d’Aunis e estas duas uvas.

L’Aunis Étoilé 2020 é um exemplar com muita tipicidade desta variedade. Foi elaborado a partir de vinhas velhas (mais de 60 anos) provenientes de vinhedos certificados orgânicos plantados em solos de xisto. Após colheita manual, os cachos inteiros foram pisados com os pés, em tanques abertos de madeira, com maceração de oito a quinze dias e fermentação exclusivamente com leveduras indígenas. O vinho estagiou por 12 meses em barris de carvalho usado e foi engarrafado sem filtração, colagem ou adição de sulfitos.

Degustando

Um vinho leve e de muito frescor, um tinto com alma de vinho branco. No visual, mostrou coloração rubi de baixa concentração com leve turbidez, enquanto o destaque no olfativo ficou com aromas de frutas vermelhas frescas (morango) e ervas verdes, acompanhados por notas de especiarias (pimenta branca e canela). Vale muito a pena passar o vinho por carrafe, já que abriu com notas de redução, que desapareceram rapidamente.

Na boca, um Pineau d’Aunis muito fresco, de boa acidez, corpo médio a baixo e taninos bem presentes e ainda verdes. Um vinho descompromissado e glou-glou, delicioso e fácil de beber, onde o frescor fez mais diferença que a profundidade. Os vinhos do casal Stéphanie Debout e Vincent Bertin são trazidos para o Brasil pela Cave Leman e esta cuvée estava disponível no site da importadora a R$ 305 em meados de 2022.

Nome do VinhoL’Aunis ÉtoiléSafra2020Produtor DeboutbertinVinhateirosStéphanie Debout, Vincent BertinUvaPineau d’AunisSolosXistoGraduação Alcoólica11,5%Sede da VinícolaBellevigne-en-Layon (Indre-et-Loire) DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaOrgânica CertificadaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilCave Leman

O post L’Aunis Étoilé 2020, Deboutbertin apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.