Les Canons du Jean Cuvée du P’tit Prince 2020, Julien Crinquand

O Jura, tradicionalmente uma área majoritariamente agrícola, hoje em dia é uma das regiões mais dinâmicas da vinicultura francesa. Nos últimos anos, uma enorme quantidade de novos produtores vem surgindo, usando, em boa parte, uvas que anteriormente eram destinadas às cooperativas locais. Dentre eles, aparece Julien Crinquand, que começou seu projeto solo em 2019, após passar algum tempo trabalhando com Fabrice Dodane, da Domaine de Saint-Pierre.

Uma de suas cuvées mais interessantes é Les Canons Du Jean Cuvée du P’tit Prince 2020, um monovarietal de Trousseau, elaborado a partir de vinhedos de cultivo orgânico, com uso de princípios biodinâmicos. O nome do vinho traz uma homenagem a Jean, avô de Julien, que cultivou estas videiras no passado. Na vinificação, após colheita manual, os cachos inteiros foram macerados por cerca de um mês, com fermentação usando exclusivamente leveduras indígenas. Após estágio em barris usados de carvalho, o vinho foi engarrafado com leve adição de sulfitos, sem filtração ou colagem.

Degustando

Um vinho que, mesmo ainda bem jovem, já mostrou suas credenciais, com uma excelente presença de frutas frescas muito puras, tanto no olfativo como gustativo. No visual, mostrou coloração rubi bem brilhante e baixa concentração, enquanto no nariz abriu com redução (que desapareceu após alguns minutos em carrafe) e muita intensidade de fruta bem fresca. Destaque para os aromas de frutas negras (blueberry) e vermelhas (cereja escura), acompanhadas por notas florais e leve especiaria.

Na boca, um Trousseau de muito frescor, alta acidez, taninos presentes (ainda para evoluir) e corpo médio. Uma incrível expressão de fruta no palato, amplo e profundo, certamente um vinho que ainda precisa evoluir, mas já mostrou envolvente, com muita textura, longo e persistente. Os vinhos de Julian Crinquand ainda não são importados para o Brasil e esta cuvée é vendida na Europa na faixa de € 25.

Nome do VinhoLes Canons Du Jean Cuvée du P’tit PrinceSafra2020Produtor Julien CrinquandVinhateiroJulien CrinquandUvasTrousseauSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da vinícolaLes Arsures (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilNão é importado

O post Les Canons du Jean Cuvée du P’tit Prince 2020, Julien Crinquand apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.