Les Parcelles Bouzy Grand Cru XVIII, Champagne Pierre Gaillard

A família Paillard tem um envolvimento na viticultura que supera 200 anos no vilarejo de Bouzy, na Champagne, chegando à sua oitava geração. Com cerca de 11 hectares de vinhedos (70% plantados com Pinot Noir e 30% com Chardonnay) nesta região classificada como Grand Cru, elaboram anualmente seis cuvées, das quais cinco Champagnes e um tinto tranquilo, da denominação de origem Coteaux Champenois.

O Les Parcelles pode ser considerado seu Champagne de entrada, elaborado a partir de diversas parcelas de cultivo sustentável e de posse da família. A maioria das uvas usadas foi colhida em 2018, com uso de 20% de vinho de reserva. Nesta safra, o corte foi de 70% Pinot Noir e 30% Chardonnay, em linha com a área de vinhedos. O vinho foi elaborado sem uso de aditivos, a não ser uma leve dose de sulfitos, e ficou três anos com suas lias antes do desgorgement. É um Extra Brut, com dosagem de apenas 1g/l por litro.

Degustando

Um Champagne de ótima qualidade para uma cuvée de entrada, em um estilo com mais estrutura de boca e menos verticalidade. No visual, mostrou perlage fino e coloração amarelo palha, com o olfativo marcado por aromas de cítricos, leveduras, brioche e uma interessante nota de frutas vermelhas.

Na boca, um vinho elegante e de boa acidez, com mais estrutura e boa mousse, mais “gordo” do que necessariamente vertical. Um Champagne que, de uma certa forma, deixou evidente uma presença mais marcante de Pinot Noir, inclusive no palato. Atualmente não é importado para o Brasil, na Europa é vendido na faixa de € 40.

Nome do VinhoLes Parcelles Bouzy Grand CruSafra2018Produtor Champagne Pierre GaillardEnólogoAntoine Paillard, Quentin Paillard UvasPinot Noir, ChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica12%RegiãoBouzy (Marne)DenominaçãoChampagnePaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoTradicionalImportadorNão é importado

O post Les Parcelles Bouzy Grand Cru XVIII, Champagne Pierre Gaillard apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.