L’Etoile 2017, Domaine de Montbourgeau

Ao contrário de diversas denominações de origem do Jura, conhecidas pelos seus solos de margas, os solos de L’Etoile possuem mais calcário. Isso, combinado com um clima um pouco mais ameno, faz desta denominação aquela com maior presença de Chardonnay no Jura. E um produtor que ganha destaque nesta região é a Domaine de Montbourgeau, conhecida pela alta qualidade de seus vinhos oxidativos.

O L’Etoile 2017 é o vinho de entrada desta vinícola, que é considerada por muitos como o maior nome desta denominação de origem. Este Chardonnay (embora com presença de algumas vinhas de Savagnin) foi elaborado a partir de uvas de cultivo sustentável, provenientes de diferentes parcelas ao redor de L’Etoile. Na vinificação, após colheita manual e débourbage de 12 horas, as uvas passaram por fermentação com uso de leveduras indígenas em tanques de inox. O vinho fez estágio de dois anos em barricas usadas, parte das quais preenchidas (ouilée) e outras não (sous voile).

Degustando

Em termos de estilo, este vinho se mostrou muito mais próximo de um sous voile, por conta da presença de notas oxidativas e de sua estrutura. Porém, trouxe também muito frescor, com destaque para uma salinidade bem presente. No visual, mostrou coloração amarelo palha com leve reflexo verdeal, enquanto o olfativo foi marcado por aromas oxidativos, com destaque para maçã seca, além de notas de nozes e avelã.

Na boca, um Chardonnay de acidez alta, encorpado e com muita intensidade. Um vinho de palato rico e untuoso, profundamente salino desde o primeiro gole, com boa profundidade, presença de notas mais oxidativas, longo e com final de boca salino. Os vinhos da Domaine de Montbourgeau são trazidos para o Brasil pela Wines4U, mas esta cuvée, que era oferecida na faixa de R$ 280 em 2021, já está esgotada no site da importadora.

Nome do VinhoL’EtoileSafra2017Produtor Domaine de MontbourgeauVinhateiraNicole DeriauxUva ChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica14%Sede da VinícolaL’Etoile (Bourgogne Franche-Comté)DenominaçãoL’EtoilePaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilWines4U

O post L’Etoile 2017, Domaine de Montbourgeau apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.