Mâcon-Chaintrée Vieilles Vignes 2017, Maison Valette

A Maison Valette, que atualmente conta com Philippe Valette como responsável, ganhou uma posição de destaque entre os produtores do Mâconnais. Foi o pai de Philippe, Gérard, que tomou a decisão de parar de vender uvas para a cooperativa local e elaborar e engarrafar seus próprios vinhos. Já Philippe, que se formou enólogo em 1990 e se juntou à vinícola familiar em tempo integral, imprimiu seu estilo de cultivo e vinificação, convertendo os vinhedos para agricultura orgânica e elaborando seus vinhos com longo tempo de maturação em carvalho.

O Mâcon-Chaintrée Vieilles Vignes 2017 foi elaborado a partir de vinhas velhas (mais de 60 anos) de um vinhedo de 4 hectares, na região de Chaintrée. Após colheita manual, as uvas passaram por prensa direta e fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas em tanques de aço inox. O vinho foi mantido por seis meses em tanque, para posterior estágio de 24 meses em barricas de carvalho usado. Antes do engarrafamento, recebeu leve adição de sulfitos, sem colagem ou filtração.

Degustando

Um vinho cheio de energia e vivacidade, que mostrou boa estrutura e um surpreendente frescor, mesmo apesar de uma graduação alcóolica de 14%. No visual, exibiu coloração amarelo brilhante com leve turbidez, enquanto o olfativo trouxe um toque de volátil (na medida), com aromas de maçã verde, frutas cítricas e notas de pólvora.

Na boca, um Chardonnay de alta acidez, corpo médio e muita textura. Um vinho profundo, mas elétrico e de muita vivacidade, com fruta bem presente no palato. De um lado evidenciou sua origem, mais quente, porém a alta acidez trouxe um equilíbrio admirável. Se existe uma certa variação entre os vinhos da Maison Valette, este certamente agradou. Alguns dos vinhos deste produtor foram importados no passado pela WorldWine, mas esta cuvée já está esgotada. Na Europa, é vendida na faixa de € 30.  

Nome do VinhoMâcon-Chaintrée Vieilles Vignes Safra2017Produtor Maison ValetteEnólogoPhilippe ValetteUva ChardonnaySoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica14%Sede da VinícolaChaintrée (Bourgogne Franche-Comté)DenominaçãoAOP Mâcon-ChaintréePaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa Intervenção

O post Mâcon-Chaintrée Vieilles Vignes 2017, Maison Valette apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.