Mâcon-Villages 2011, Domaine Valette

Philippe Valette faz parte da terceira geração da Domaine Valette, um dos mais respeitados produtores de baixa intervenção do Mâconnais. Com cerca de 15 hectares de vinhedos inteiramente dedicados à Chardonnay e cultivados de acordo com os princípios da agricultura orgânica, a Domaine Valette é conhecida pelos seus vinhos puros e diretos, de muita textura e longevidade.

O Mâcon-Villages é o vinho de entrada na vinícola, elaborado a partir de vinhedos de cultivo orgânico, sem certificação, desde 1992. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas com uso exclusivo de leveduras indígenas, para posterior estágio de 26 meses em tanques de aço inox, com suas lias. Esta é uma tradição da Valette, que mantém seus vinhos em longo envelhecimento, que pode chegar a 72 meses em algumas cuvées, como seu Pouilly-Fuissé Clos Reyssié. O vinho foi engarrafado sem filtração, colagem e apenas leve adição de sulfitos.   

Degustando

Mesmo em uma safra difícil como 2011, o talento de Philippe Valette prevaleceu, resultando em um vinho fresco, equilibrado e de grande potencial de evolução. No visual, mostrou coloração amarela brilhante, com um olfativo onde se destacaram aromas cítricos (tangerina), maçã verde e minerais, com leves notas de pólvora e borracha.

Na boca, um Chardonnay de acidez marcante, corpo médio e elegante presença de fruta fresca. Um vinho que combinou frescor e boa intensidade, com tensão e textura muito agradável. Esta cuvée era trazida para o Brasil pela WorldWine, mas não consegui identificar se seus vinhos seguem sendo importados. Na Europa, o vinho é comercializado na faixa de € 21.

Nome do VinhoMâcon-Villages Safra2011Produtor Domaine ValetteEnólogoPhilippe ValetteUvaChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica13%RegiãoChaintré (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoMâcon-Villages PaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilWorld Wine

O post Mâcon-Villages 2011, Domaine Valette apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.