Maranges 1er Cru Clos de la Boutière 2019, Bachelet-Monnot

Dentre os sete vinhedos Premiers Crus situados na área da denominações de origem Maranges, Clos de la Boutière é o menor. Com apenas 2,8 hectares de área, este vinhedo circundado por muros, como o nome indica, fica no limite de Maranges com Santenay. E é a partir de parcelas deste vinhedo que os irmãos Marc e Alexandre Bachelet elaboram um de seus melhores vinhos de Maranges.

O Maranges 1er Cru Clos de la Boutière 2019 foi elaborado a partir de vinhas velhas (acima de 90 anos) de Pinot Noir cultivadas de acordo com os princípios da agricultura sustentável. Na vinificação, após colheita manual, 30% das uvas foram mantidas com cachos inteiros, para fermentação com uso de leveduras indígenas em barricas de carvalho. O vinho passou por estágio de 18 meses em carvalho (apenas 20% novo) e não foi filtrado antes do engarrafamento.

Degustando

Um vinho de boa estrutura e ótimo potencial de evolução, refletindo a qualidade do terroir e da safra 2019. No visual, mostrou uma coloração rubi de concentração média a baixa, enquanto no olfativo o destaque ficou com aromas intensos de groselha e frutas negras, acompanhadas por discretas notas florais.

No palato, um Pinot Noir de alta acidez, corpo médio e taninos ainda bem destacados. Mostrou presença de muita fruta madura na boca, um vinho amplo e intenso, já com boa estrutura. Claramente ainda não chegou a um ponto adequado dentro de sua janela de consumo, merece alguns anos de adega para mostrar toda sua qualidade. Os vinhos da Bachelet-Monnot são trazidos para o Brasil pela Clarets e esta cuvée estava disponível no site da importadora, sem considerar eventuais descontos, a R$ 749 em abril de 2022.

Nome do VinhoMaranges 1er Cru Clos de la BoutièreSafra2019Produtor Bachelet-MonnotEnólogosAlexandre Bachelet, Marc BacheletUva Pinot NoirSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaDezizes-les-Maranges (Franche-Comté)DenominaçãoMaranges Premier CruPaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador Clarets

O post Maranges 1er Cru Clos de la Boutière 2019, Bachelet-Monnot apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.