Marguerite 2017, Domaine de L’Ecu

Fred Niger e sua Domaine de L’Ecu são uma das principais referências do vinho de baixa intervenção do noroeste da França. Além de sua linha principal, que conta com quase 20 cuvées distintas, elabora também diversos vinhos em parceria com outros vinhateiros europeus da mesma filosofia, chamados de Les Temps de Copain. Dentre seus vinhos próprios, o foco principal fica em uvas autóctones ou com grande área plantada no Loire.

Uma de suas cuvées mais interessantes é a Marguerite. Foi elaborada com uvas de cultivo biodinâmico certificado (Demeter desde 1998) de Folle Blanche, variedade com extensa área plantada no Pays Nantais, onde fica localizada a vinícola. Após colheita manual, as uvas passaram por prensa pneumática, sem débourbage. A fermentação foi natural (somente leveduras indígenas), com o vinho passando por 12 meses em ânfora com suas lias. É um vinho de baixíssima intervenção, sendo engarrafado sem colagemfiltração ou adição de sulfitos.

Degustando

Se algumas vezes os vinhos da Domaine de L’Ecu mostram alguma variação, este monovarietal de Folle Blanche agradou plenamente, com muita tensão e estrutura. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante, com o olfativo abrindo com uma leve redução (pólvora e pedras molhadas, absolutamente na medida), acompanhada por notas de cascas de ostras, maresia, cítricos, flores secas e leve acidez volátil.

Se no nariz chegou a levar um Chenin Blanc, na boca se mostrou um vinho de alta acidez, corpo médio e textura muito bem definida. Salino e cítrico também no palato, trouxe notas de frutas brancas, um vinho delicioso, fresco, elétrico e de muita tensão, daqueles que a garrafa esvazia rapidamente. Diversas cuvées da Domaine de L’Ecu foram trazidas para o Brasil pela VinhoMix em meados de 2021, porém este vinho, adquirido a R$ 189, já estava esgotado na importadora em julho de 2022.

Nome do VinhoMargueriteSafra2017Produtor Domaine de L’ÉcuEnólogoFred NigerUvaFolle BlancheSoloArgilo-Silício/GneissGraduação Alcoólica10%Sede da VinícolaLe Landreau (Loire-Atlantique)DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaBiodinânicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilVinho Mix

O post Marguerite 2017, Domaine de L’Ecu apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.