Navazos Niepoort 2014, Equipo Navazos Niepoort

Uma parceria de sucesso. A portuguesa Niepoort e a espanhola Equipo Navazos juntaram forças para elaborar um vinho com uvas da casta Palomino Fino, provenientes de vinhedos de Albariza, na região espanhola de Jerez de La Frontera. Esta aventura começou em 2008 e segue até hoje, buscando resgatar o estilo tradicional de vinificação da Andaluzia.

Também a combinação entre safra (2014 foi uma colheita muito boa) e terroir (as uvas são provenientes de vinhas históricas localizada no Pago Macharnudo Alto) promete. Na vinificação, as uvas foram prensadas para posterior fermentação com leveduras indígenas em barricas velhas de carvalho americano de 600 litros, as botas. A temperatura foi controlada naturalmente e o vinho passou por estágio de oito meses com suas lias sob “flor”. As barricas foram enchidas até 5/6 da sua capacidade, de modo a que as leveduras mostrassem maior desenvolvimento.

Degustando

Um vinho que conseguiu combinar alta acidez e frescor com muita estrutura e textura. No visual, mostrou coloração amarelo intenso, enquanto o olfativo foi dominado por aromas de nozes, flores secas e giz, acompanhados por notas oxidativas, salinas e de frutas maduras.

Na boca, um Palomino Fino de acidez marcante e corpo médio, com muita textura. Mostrou de forma clara seu caráter oxidativo, um vinho bem seco e untuoso, com boa presença de frutas amarelas no palato. Infelizmente este vinho não é importado para o Brasil, na Europa é vendido na faixa de € 20.

Nome do VinhoNavazos NiepoortSafra2014Produtor Equipo Navazos NiepoortEnólogosEduardo Ojeda, Dirk NiepoortUvaPalomino FinoSoloCalcário (Albariza)Graduação Alcoólica13%Sede da vinícolaJerez de la Frontera (Andaluzia)DenominaçãoVino de EspañaPaísEspanhaAgriculturaConvencionalVinificaçãoTradicionalImportador no BrasilNão é importado

O post Navazos Niepoort 2014, Equipo Navazos Niepoort apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.