Nobis 2017, Domaine de L’Ecu

A Domaine de L’Ecu ganhou notoriedade como um dos melhores produtores da região de Muscadet Sèvre et Maine, elaborando alguns dos mais elegantes e puros monovarietais de Melon de Bourgogne, a uva mais tradicional da região. Após começar também a produzir vinhos com outras uvas da região, com destaque para a Cabernet Franc, um novo passo: trabalhar com uvas de outras regiões.

O Nobis é um dos vinhos desta nova iniciativa. Este varietal de Syrah foi elaborado a partir de uvas de cultivo orgânico e práticas biodinâmicas, provenientes de vinhas de 25 a 30 anos plantadas próximo dos vilarejos de Chateauneuf-du-Pape, Orange e Vaison-la-Romaine, no Rhône. Na vinificação, as uvas foram 100% desengaçadas, passaram por maceração curta e fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas em tanques de aço inoxidável, onde ficaram por dez meses. O vinho foi engarrafado sem filtração ou colagem, somente com leve adição de sulfitos, com o SO2 total atingindo apenas 38 mg/L.

Degustando

Um vinho leve e descompromissado, evidenciando uma personalidade mais sutil da Syrah, com uma pegada mais para o lado glou glou do que um estilo mais complexo ou encorpado. No visual, mostrou coloração púrpura, concentração média a baixa, trazendo, no olfativo, aromas intensos de fruta negra fresca e pura (ameixa, blueberry) e florais, acompanhados por notas de carvão, borracha, azeitona negra, mineral e pimenta do reino.

Na boca, um Syrah fresco, de alta acidez, corpo médio e taninos redondos e presentes. Muita fruta fresca e pura também no gustativo, se mostrando um vinho seco, direto e com boa textura. Agradou, apesar de não mostrar tanta profundidade ou complexidade, pecando apenas por um ligeiro amargor no retrogosto. Algumas das cuvées da Domaine de L’Ecu foram importadas para o Brasil pela VinhoMix, porém este vinho, adquirido a R$ 178 em meados de 2021, esgotou rapidamente.

Nome do VinhoNobisSafra2017Produtor Domaine de L’ÉcuEnólogoFred NigerUvaSyrahSoloArgilosoGraduação Alcoólica14%RegiãoLe Landreau (Loire-Atlantique)DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilVinho Mix

O post Nobis 2017, Domaine de L’Ecu apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.