Pinot Grigio Rose 2018, Vigna Lenuzza

Vigna Lenuzza é uma pequena vinícola italiana, com cerca de 8 hectares de vinhedos cultivados de forma orgânica, localizada no vilarejo de Prepotto, no Collio Orientali, perto da fronteira com a Eslovênia. Fundada na década de 1950, está agora na sua terceira geração, representada por Daniele Lenuzza, que atua como respónsável e vinhateiro.

O Pinot Grigio Rose 2018 foi elaborado a partir de uvas orgânicas certificadas de uma pequena parcela de cerca de 0,4 hectares. Após a colheita, as uvas foram prensadas, com maceração pré-fermentativa de dois dias. A fermentação alcoólica ocorreu em tanques de inox, com uso de leveduras indígenas, seguida por maturação de oito meses com suas lias, 30% em barricas de terceiro uso e o restante em inox.

Degustando

Um vinho de boa personalidade, com muita estrutura e textura bem definida, mais lembrando um laranja leve do que propriamente um rosé, como o nome indica. No visual, mostrou coloração dourada, com leve toque rosado, enquanto o olfativo foi dominado por aromas florais, de lichia e pêssego branco, com notas de ervas verdes.

Na boca, um vinho de acidez adequada, corpo médio e uma leve presença de taninos. Um Pinot Grigio mais encorpado e gordo, porém seco, e com muita textura. Mostrou boa densidade de frutas brancas maduras no palato, fechando com um toque de amêndoas e álcool no retrogosto. Este vinho foi gentilmente disponibilizado pela Belle Cave e estava disponível a R$ 281 em fevereiro de 2022.

Nome do VinhoPinot Grigio Rose Safra2018Produtor Vigna Lenuzza EnólogoDaniele LenuzzaUvasPinot GrigioSoloArgilo calcárioGraduação Alcoólica14,5%Sede da vinícolaPrepotto (Friuli Venezia Giulia)Denominação de OrigemColli Orientali del Friuli PaísItáliaAgriculturaOrgânica (Certificada)VinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilBelle Cave

O post Pinot Grigio Rose 2018, Vigna Lenuzza apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.