Reserva 2007, Marqués de Riscal

A Marqués de Riscal, considerada a vinícola mais antiga e uma das mais tradicionais da Rioja, somente elabora vinhos classificados como Reserva ou Gran Reserva, a partir desta denominação de origem. Desta forma, o Tinto Reserva acaba sendo o vinho de maior produção da vinícola, geralmente elaborado com vinhas mais jovens que os Gran Reserva e as edições epeciais.

Na safra 2007, considerada como “muito boa” na Rioja, o Tinto Reserva foi um corte de 90% Tempranillo e 10% Mazuelo e Graciano, provenientes de vinhedos próprios e de terceiros de cultivo sustentável. A fermentação foi realizada com temperatura controlada de 26º, com maceração de 12 dias. O vinho fez estágio de 24 meses em barricas de carvalho americano, foi engarrafado em fevereiro de 2010, ficando em garrafas por um ano até seu lançamento comercial.

Degustando

Os vinhos da Marqués de Riscal são exemplos do classicismo na Rioja, com longos períodos em barricas de carvalho americano, garantindo grande potencial de guarda. A questão, porém, é saber quando estes vinhos já se encontram adequados para o consumo. Ao menos para o meu paladar, este ainda não atingiu este estágio. No visual, mostrou coloração granada, com concentração média, já mostrando os quinze anos desde sua safra.

O olfativo, porém, foi marcado por aromas de côco e carvalho americano bem evidentes, com as notas de frutas vermelhas mais maduras ficando em segundo plano, acompanhadas por um toque sanguíneo e balsâmico. Na boca, um Rioja de boa acidez, corpo médio e taninos arenosos e integrando. A presença destacada de notas de carvalho seguiu no palato, acompanhadas por notas de frutas maduras e alguma picância. Um vinho de boa profundidade e algum frescor, onde o álcool apareceu, com retrogosto longo de madeira e fruta madura.

Conclusão? As demais garrafas que tenho desta safra não serão abertas por pelo menos mais cinco anos. Safras mais recentes desta cuvée podiam ser encontradas no mercado brasileiro na faixa de R$ 250 a R$ 300. Isso o faz um excelente custo-benefício para quem aprecia vinhos com presença mais destacada de carvalho ou para quem tem a paciência para aguardar sua janela ideal de consumo.

Nome do VinhoReservaCategoriaReserva Safra2007 Produtor Marqués de RiscalEnólogoLuis Hurtado de AmézagaUvas Tempranillo, Graciano, MazueloSoloArgilo-calcárioGraduação Alcoólica14%RegiãoElciego (Alava)DenominaçãoRiojaPaísEspanhaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencional

O post Reserva 2007, Marqués de Riscal apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.