Rouge Tradition 2010, Domaine Rolet

O maior produtor independente de vinho do Jura, com cerca de 65 hectares de vinhedos, a Domaine Rolet está em novas mãos desde 2018. De propriedade da família de mesmo nome até então, a vinícola foi adquirida por um consórcio de compradores, liderados pela Domaines Devillard, que é acionista principal também da Domaine des Perdrix, na Borgonha. Apesar da alteração de controle, poucas mudanças foram até agora vistas na gama de vinhos.

O Rouge Tradition segue sendo elaborado nos mesmos moldes, um corte das três principais variedades tintas cultivadas no Jura. Na safra 2010, foi um blend de 40% Poulsard, 30% Trousseau e 30% Pinot Noir, de videiras de cerca de 30 anos, na época de cultivo sustentável (atualmente estão em conversão para agricultura orgânica). Na vinificação, as uvas foram 100% desengaçadas e fermentadas em tanques de inox, com o vinho passando 15 meses em foudres neutros.

Degustando

Dentre os vinhos da Domaine Rolet costumo ter preferência pelos brancos, com boas experiências também com seu Crémant du Jura. Apesar de evoluir bem e agradar, faltou neste tinto a tensão e mineralidade que fazem a fama dos vinhos do Jura. No visual, mostrou coloração granada e baixa concentração, com um olfativo discreto, com aromas sutis de cereja azeda acompanhados por notas de couro, erva seca e especiarias.

Na boca, um corte de boa acidez, leve e elegante, com taninos finos e discretos. Um vinho correto e com boa presença de fruta picante no palato, de estrutura média, mas faltou a tensão esperada. Talvez já tenha deixado o seu melhor para trás. Algumas das cuvées da Domaine Rolet são trazidas para o Brasil pela Belle Cave, mas esta não se encontrava disponível no site da importadora. Safras mais recentes de outros rótulos tintos eram oferecidas na faixa entre R$ 330 e R$ 350 em agosto de 2022.  

Nome do VinhoRouge TraditionSafra2010Produtor Domaine RoletEnólogoGuy RoletUvasTrousseau, Poulsard, Pinot NoirSoloCalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaArbois (Bourgogne Franche-Comté)DenominaçãoArboisPaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilDecanter (no caso desta safra)

O post Rouge Tradition 2010, Domaine Rolet apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.