Rue de la Soif 2016, Brendan Tracey

Brendan Tracey é um vinhateiro parte norte-americano (nascido em New Jersey e que passou sua infância na California) e parte francês (sua mãe é francesa). Após uma carreira musical relativamente curta (foi vocalista da banda punk The Insults, que chegou a abrir show para Dead Kennedys e outras bandas), mudou-se para França e passou a elaborar vinhos de baixa intervenção em Saint-Anne, no Vale do Loire.

Seu Rue de la Soif tem duas versões (há também uma feita com uvas brancas) e, na safra de 2016, foi elaborado com proporções iguais de Côt (como a Malbec é conhecida na região), Cabernet Sauvignon, Gamay e Pineau d’Aunis. As uvas são provenientes de vinhedos de agricultura sustentável, com uso de princípios orgânicos. Na vinificação, após prensa direta, a fermentação ocorreu somente com uso de leveduras indígenas e o vinho não passou por colagem ou filtração antes do engarrafamento.

Degustando

Já havia provado outra cuvée do mesmo produtor, que não havia me agradado pelo excesso de redução e acidez volátil. Já este corte agradou, sobretudo pelo gustativo fresco e direto, apesar de algumas notas que incomodaram no nariz. No visual, mostrou coloração cobre rosado, com o olfativo dominado por aromas de morango e pitanga, com notas herbáceas e um toque reduzido, lembrando madeira velha.

A boca, por sua vez, mostrou muito mais vivacidade, com alta acidez, corpo médio e taninos leves. Um vinho fresco e com muita tensão, com um meio de boca com boa presença de fruta e leve toque herbáceo, evidenciando a presença de uvas como Gamay e Cabernet Sauvignon. Relativamente simples mas agradável, este vinho foi cortesia do amigo Rafael e não é importado para o Brasil, custa na faixa de € 17 na Europa.

Nome do VinhoRue de la Soif Safra2016Produtor Brendan TraceyEnólogoBrendan TraceyUvasMalbec, Cabernet Sauvignon, Gamay, Pineau d’AunisSoloDiversosGraduação Alcoólica12%Sede da VinícolaSainte-Anne (Centre-Val de Loire)DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaOrgânica/SustentávelVinificaçãoNaturalImportador no BrasilNão disponível

O post Rue de la Soif 2016, Brendan Tracey apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.