Savennières Roche-aux-Moines 2013, Domaine aux Moines

Fundada em 1981, a Domaine aux Moines possui atualmente cerca de 12 hectares, parte dos quais em vinhedos cultivados já há séculos por monges (moines em francês). Os vinhedos foram convertidos para agricultura orgânica e certificados a partir de 2011 e o foco fica na Chenin Blanc. Esta variedade atinge uma expressão diferenciada na região de Savennières, em especial na denominação de origem Savennières Roche-aux-Moines.

O Savennières Roche-aux-Moines 2013 foi elaborado a partir de vinhas velhas (idade média de 38 anos) de cultivo orgânico certificado, provenientes de diversas parcelas plantados nos solos de xisto da região. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas com leveduras indígenas, parte em barricas e parte em inox. O vinho seguiu nestes recipientes por cerca de 16 meses e engarrafado após leve adição de sulfitos.

Degustando

Um vinho elegante e de muita precisão, mas sem o mesmo brilho de outras safras, já que 2013 foi um ano complicada na região de Anjou. No visual, mostrou coloração dourada, com um olfativo intenso e complexo. Destaque para os aromas de flores secas, oxidativo, com curiosas notas de frutas tropicais do Nordeste (cajá e cupuaçu) e mel.

Na boca, um Chenin Blanc de alta acidez e corpo médio, com linda textura e frescor. Mostrou muita tensão, mas com densidade e boa profundidade, com várias camadas. Repetiu no palato as notas de mel e frutas brancas, com final longo e salino. Os vinhos da Domaine aux Moines não são importados para o Brasil esta cuvée é vendida na faixa de € 50 na Europa.

Nome do VinhoSavennières Roche-aux-Moines Safra2013Produtor Domaine aux MoinesEnólogaTessa LarocheUvaChenin BlancSoloXistoGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaSavennières (Maine-et-Loire)DenominaçãoSavennières Roche-aux-Moines PaísFrançaAgriculturaOrgânica CertificadaVinificaçãoBaixa Intervenção Importador no BrasilNão é importado

O post Savennières Roche-aux-Moines 2013, Domaine aux Moines apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *