Savigny-Les-Beaune 1er Cru Les Marconnets 2011, Domaine de la Vougeraie

A Domaine de la Vougeraie foi fundada pelos irmãos Jean-Michel e Nathalie Boisset em 1999, consolidando diversos vinhedos da família Boisset. A vinícola faz parte da Boisset Collection, um dos maiores grupos franceses no segmento, com cerca de 40 vinícolas distintas ao redor do mundo. O destaque fica para as atividades nos Estados Unidos (entre elas Buena Vista e DeLoach) e França. Na Borgonha, além da Domaine de la Vougeraie, também são proprietários da Bouchard Aîné & Fils, J. Moreau & Fils, Jean-Claude Boisset, Ropiteau Frères e Mommessin.

O Savigny-Les-Beaune 1er Cru Les Marconnets 2011 é umas das cuvées de maior produção da Domaine de la Vougeraie. As uvas são provenientes de parcelas somando cerca de 1,8 hectare, neste vinhedo que fica à beira da rodovia A6, que liga Beaune a Paris. Boa parte das parcelas contém vinhas velhas, algumas plantadas ainda na década de 1930. A vinícola recebeu certificação orgânica em 2000 e, desde 2001, utiliza práticas biodinâmicas em seus vinhedos.

Na vinificação, após colheita manual, as uvas (com pequena proporção de cachos inteiros) passaram por maceração pré-fermentativa e foram fermentadas com leveduras indígenas. O vinho passou por estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês de 228 litros, das quais cerca de 30% novas e foi engarrafado após leve filtração, adição de sulfitos, sem colagem.

Degustando

Minha experiência com vinhos da safra 2011 na Borgonha, mesmo às cegas como neste caso, me direciona a vinhos mais austeros e de menor estrutura que em outras safras. E foi novamente o caso aqui. No visual, mostrou coloração granada de concentração média, com olfativo marcado por aromas discretos de fruta mais madura e ervas verdes, acompanhadas por notas lembrando suor e pelo animal.

Na boca, um vinho de boa acidez, tanino mais verde e corpo médio. Um Pinot Noir seco e austero, com fruta discreta e notas verdeais também no palato. Sem grande estrutura ou profundidade, é um daqueles vinhos que refletem uma colheita possivelmente um pouco prematura. Os vinhos da Domaine de Vougeraie não são atualmente importados para o Brasil e safras mais recentes desta cuvée são vendida na Europa na faixa de € 45.  

Nome do VinhoSavigny-Les-Beaune 1er Cru Les MarconnetsSafra2011Produtor Domaine de la VougeraieEnólogoPierre VincentUvaPinot NoirSoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaPremeaux Prissey (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoSavigny-Les-Beaune 1er CruPaísFrançaAgriculturaOrgânica certificada e BiodinânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é importado

O post Savigny-Les-Beaune 1er Cru Les Marconnets 2011, Domaine de la Vougeraie apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.