Scharzhofberger Spätlese 2007, Egon Müller-Scharzhof

Para quem aprecia Riesling do Mosel, não há como não amar os vinhos de Egon Müller. Elaborados a partir de parcelas do vinhedo Scharzhofberg (a família Müller possui 8,3 dos 28 hectares totais deste vinhedo), seus principais vinhos são um símbolo da vinificação da Riesling na Alemanha. Desde os mais secos, como o Kabinett, até os disputadíssimos e raros Beerenauslese e Trockenbeerenauslese, são vinhos que desafiam o tempo e que evidenciam a delicadeza e profundidade da Riesling.

O Scharzhofberger Spätlese 2007 é um vinho que consegue combinar frescor com o dulçor tão característico da região. Foi elaborado de uvas de colheita tardia em regime de agricultura sustentável, a partir de vinhas velhas plantadas nos solos de ardósia e loess do vinhedo Scharzhofberg e . Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por fermentação, com uso de leveduras indígenas, e estágio de cerca de seis meses em fuders de carvalho usado de mil litros.  Sem ser submetido a fermentação malolática, este Riesling passou por estabilização a frio e leve filtração.

Degustando

Aquela tipicidade de Rieslings do Mosel em um vinho “de manual”, com doses de crueldade em termos de qualidade e precisão. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante, com um olfativo dominado por aromas de querosene, mel e própolis, com notas de botrytis e flores brancas enriquecendo o conjunto.

Na boca, um vinho que confirmou a qualidade de sua safra e mostrou incrível precisão e elegância, com acidez marcante e boa presença de acidez residual. Aquele tipo de Riesling para degustar lentamente e em pequenas doses, quase etéreo e de muita maciez e sedosidade. Com imenso potencial de evolução (ainda deve ganhar mais camadas) este vinho podia ser encontrado no Brasil, onde é importado pela Ravin, a um valor de R$ 2.630 (para safras mais recentes) em dezembro de 2021.

Nome do VinhoScharzhofberger SpätleseSafra2007Produtor Egon Müller-Scharzhof EnólogoStefan FobianUvaRieslingSoloArdósiaGraduação Alcoólica9%RegiãoWiltingen (Rheinland-Pfalz)DenominaçãoMoselPaísAlemanhaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilRavin

O post Scharzhofberger Spätlese 2007, Egon Müller-Scharzhof apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.