Trebbiano Toscano: muitos nomes e um mar de vinhos

Embora muito popular, com extensas áreas plantadas tanto na Itália como na França, a Trebbiano é ainda é muito pouco compreendida. Assim como no caso da Moscatel, Trebbiano não se refere a apenas uma uva, mas sim a uma família de uvas, que encontra diferentes expressões.

Ao menos sete uvas ou clones distintos usam Trebbiano no nome, das quais uma sequer é geneticamente ligada com as demais (a Trebbiano di Soave, na verdade, é a Verdicchio, mas segue usando este nome). A maioria delas tem uma distribuição mais local na Itália, como Trebbiano Romagnolo, Trebbiano Abruzzese, Trebbiano Spoletino, Trebbiano Giallo e Trebbiano di Spagna.

A campeã de produção

Porém, dentre todos os membros desta família, o mais popular de longe é a Trebbiano Toscano, que é também conhecido na França como Ugni Blanc, onde serve de base para a produção de conhaques. Seu nome oficial é Trebbiano Toscano, mas além dos já citados, existem mais de 80 nomes distintos para esta uva.

A Trebbiano Toscano, como a iremos chamar daqui em diante, é uma uva caracterizada mais pela sua produtividade (seu rendimento médio na região do Cognac é entre 120 e 130 hectolitros por hectare) do que pela personalidade. Graças à sua produtividade, leve álcool e forte acidez que confere aos vinhos, é muito usada em destilados e vinhos de sobremesa. Na França, cerca de 75.000 hectares, ou 91% dos vinhedos desta variedade no país, são dedicados à produção de conhaque e representam aproximadamente 98% das videiras na área de Cognac, onde a uva é conhecida como St-Émilion. Isso faz da França a maior produtora desta uva, que é originalmente nativa da Itália.

Características

O cacho da Trebbiano Toscano é cilíndrico e grande, com frutos de tamanho médio e com pele bastante grossa. Os mostos têm uma estrutura leve, pouco álcool, mas muita acidez. O Trebbiano Toscano é uma vinha excepcionalmente vigorosa, com brotação tardia, o que a protege das geadas, sobretudo na França.  

Os vinhos de Trebbiano Toscano são geralmente de coloração amarelo palha, com aromas de feno, secos, frescos, de alta acidez, leves e não particularmente atraentes. Por isso, quando usada na produção de vinhos, em geral é vinificada em conjunto com outras uvas, trazendo um toque de frescor e finesse aos vinhos, mas poucos aromas.

Área plantada e sinônimos

Segundo dados da OIV, em 2015 eram 111.349 hectares de Trebbiano Toscano plantados ao redor do mundo, dos quais 82.213 na França (74% do total), 21.312 na Itália (19%) e o restante em diversos países, com destaque para Argentina, Bulgária e Uruguai.

Além de seus quatro nomes mais populares (Trebbiano, Trebbiano Toscano, Ugni Blanc e St-Émilion), a uva é também chamada de: Albano, Biancame, Biancone, Blanc Auba, Blanc Bacca, Blanc de Cadillac, Blancoun, Bobiano, Bonebeou, Boriano, Boua, Bouan et Beou, Bragrunha, Branquinha, Brocanico, Bubbiano, Buriano, Buzzetto, Cadillac, Cadillate, Castelli, Castelli Romani, Castillone, Chatar, Chator, Clairette d’Afrique, Clairette de Vence, Clairette Ronde, Coda di Cavalo, Coda di Volpe, Douradina Branco, Douradinha, Elba, Engana Rapazes, Espadeiro Branco, Eugana Repazes, Falanchina, Greco, Gredelin, Hermitage White, Juni Blan, Lugana, Malvasia Fina, Morterille blanche, Muscadet, Muscadet Aigre, Padeiro Branco, Paduro Branco, Passerena, Passerina, Perugino, Procanico, Procanico dell Isola d’Elba, Procanico Portoferraio, Queue de Renard, Rocanico, Romani, Rossan de Nice, Rossetto, Rossola, Rossula, Roussan, Roussea, Rusciola, Saint Émilion des Charentes, Saint Émillion, Santoro, Shiraz White, Spoletino, St.-Émilion, Talia, Thalia, Trebbianello, Trebbiano della Fiamma, Trebbiano di Cesena, Trebbiano di Cesene, Trebbiano di Empoli, Trebbiano di Lucca, Trebbiano di Tortona, Trebbiano di Toscano, Trebbiano Fiorentino, Trebbianone, Tribbiano, Tribbiano Forte, Turbiano, Ugni, Uva bianca.

Fontes: Foundation Plants Services Grapes, UC Davis; Distribution of the World´s Grapevine Varieties, OIV; Quattrocalici; Cognac: production and aromatic characteristics, in Alcoholic Beverages (2012); Wine Scholar Guild

O post Trebbiano Toscano: muitos nomes e um mar de vinhos apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.