Turismo e compras: dez lojas para conhecer e comprar vinhos em Beaune, na Borgonha

A Borgonha é a origem de muitos dos melhores vinhos do mundo. Assim, não há como visitar a região e voltar para casa sem algumas garrafas na mala. Se Dijon é a maior cidade da região, Beaune pode ser considerada como a capital do vinho da Borgonha. Esta pequena cidade, de cerca de 22 mil habitantes, oferece ao visitante diversas opções de gastronomia, desde restaurantes estrelados a winebars com estupendas cartas de vinho.

Outro ponto alto de Beaune é a quantidade de lojas e cavistas comercializando os vinhos da região. São múltiplas opções, oferecendo desde os vinhos mais caros e raros de alguns das melhores vinícolas do mundo até novos produtores, com vinhos para todos os gostos e bolsos. A seguir, uma seleção de dez lojas de vinhos de Beaune, além de uma sugestão especial para os brasileiros que visitam a região.

Athenaeum

5 Rue de l’Hôtel Dieu, Beaune, +33 3 80 25 08 30, https://www.athenaeum.com/

Para muita gente, a Atheneaum, localizada em frente à construção mais famosa de Beaune (Hôtel Dieu, sede dos Hospices de Beaune) é mais conhecida como uma livraria. E não é uma livraria qualquer, pois possivelmente fica entre as melhores do mundo quando o assunto é vinho e gastronomia. Porém, uma parte da loja é inteiramente dedicada à venda de vinhos, não somente da Borgonha, mas também de outras regiões da França. Mas do que quantidade de vinhos disponíveis, o foco fica na qualidade.

É um excelente local para encontrar os lançamentos mais recentes de alguns dos mais disputados e raros produtores da Borgonha, que, por conta das reduzidas quantidades e muita demanda, são avidamente disputados. Tem também uma seção inteiramente dedicada às safras mais antigas, que, embora relativamente pequena, oferecer vinhos interessantes a preços justos. Embora tenha também um site dedicado ao e-commerce, a visita presencial é mais que recomendada. Um endereço obrigatório para os amantes do vinho que visitam a Borgonha.

Maison Escoffier l’Arrière Boutique

3 Place Carnot, Beaune, +33 6 82 14 60 50

Um misto de loja de alimentos de luxo, mercearia, queijaria e cavista, a Maison Escoffier l’Arrière Boutique abriu suas portas em abril de 2022 em um dos mais refinados endereços de Beaune, a Place Carnot. Embora não tenha uma seleção grande de vinhos, o foco principal também fica na qualidade. Boa parte da seleção é composta por vinhos de produtores artesanais e/ou de baixa intervenção, cobrindo tanto a Borgonha como outras regiões da França.  

O proprietário, Romain Escoffier, é também dono da La Table du Square, um restaurante de Beaune que traz uma das cartas de vinhos mais interessantes da cidade. Um fator a mais para encontrar bons vinhos, sobretudo em uma faixa média de preços.

Divin

15 Rue Monge, 21200 Beaune, +33 3 73 55 06 16, http://divinbeaune.fr/index.php

Atuando tanto como loja de vinhos como winebar, a Divin fica muito bem localizada no centro histórico de Beaune. Se a seleção de vinhos não é tão ampla, a simpatia e o serviço de consultoria fazem a diferença. O foco principal fica em vinhos da Borgonha de safras mais recentes, embora ofereça também uma pequena seleção de vinhos de safras mais antigas, todos precificados de forma justa.  

Mes Bourgognes

13 Rue d’Alsace, Beaune, +33 3 80 21 85 14, https://mesbourgognesbeaune.com/fr/

Se a simpatia dos proprietários é um dos pontos altos da Divin, o inverso ocorre na Mes Bourgognes. O casal que atende na loja é um exemplo de como não tratar o consumidor, no melhor dos casos descritos como burocráticos e, no pior, como desprezo e falta de educação. Porém, não há como negar que há muita qualidade nos vinhos oferecidos.

O foco principal fica em vinhos naturais e/ou de baixa intervenção da Borgonha, com uma boa seleção de produtores (muitos dos quais difíceis de se achar em outras lojas), vendidos a preços justos. Para quem não quer conhecer o que há de pior no atendimento no centro histórico de Beaune, o site é bem completo e aparece como alternativa.

Jean-Luc et Paul Aegerter

21 Rue Carnot, Beaune, +33 3 80 22 62 72, https://www.aegerter.fr/fr/nos-boutiques

Esta loja representa um “formato” de loja de vinho relativamente comum em Beaune. São muitas lojas que vendem diretamente os vinhos de um produtor ou négociant específico e, algumas vezes, representam uma espécie de arapuca para turistas que visitam Beaune e não querem sair da cidade sem uma garrafa de vinho. Neste caso, além dos vinhos próprios, a loja dispõe também de uma boa seleção de vinhos de produtores mais conceituados, inclusive muitas garrafas caras e raras de safras mais antigas.

O problema é o preço destas garrafas, totalmente alinhados com o inflacionado mercado secundário de vinhos da Borgonha. Tem a vantagem de oferecer, para não moradores da União Europeia, a possibilidade de recuperar os impostos (20% do valor pago) nas tendas especializadas nos aeroportos franceses.

La Vinothèque

4 Rue Pasumot, Beaune, +33 3 80 22 86 35, https://bourgogne-vinotheque.com/fr/

Situado no coração do centro histórico, é considerado como um dos cavistas mais antigos de Beaune e traz uma boa seleção de vinhos da Borgonha. O foco fica em produtores intermediários, negociados a preços justos. Além de algumas promoções para compras de caixas fechadas (seis garrafas), também oferece a possibilidade de recuperar os impostos pagos, no caso de não moradores da União Europeia.

Le Comptoir des Tontons

22 Rue du Faubourg Madeleine, Beaune, +33 3 80 24 19 64, http://www.lecomptoirdestontons.com/

Uma combinação de restaurante, winebar e lojas de vinhos, a Le Comptoir des Tontons passou um período difícil em 2021. Porém, conta com a simpatia, carisma e talento na cozinha de Pépita Richard, além de excelentes alocações de vinhos naturais e de baixa intervenção, para recuperar o tempo perdido. Ao contrário de muitas lojas de Beaune onde os vinhos negociam em linha com a especulação do mercado secundário, no Le Comptoir des Tontons os vinhos são vendidos a preços bastante atrativos, com farta disponibilidade de cuvées de diversos produtores icônicos de baixa intervenção.

Avintures

20 Rue du Faubourg Saint-Nicolas, Beaune, +33 3 80 24 65 74, https://www.avintures.fr/fr/

Uma loja 100% focada em vinhos naturais e de baixa intervenção, a Avintures é uma parada obrigatória para quem quer conhecer os vinhos de novos produtores, grande parte dos quais artesanais. Embora com atenção maior aos vinhos da Borgonha, oferece também diversas alternativas interessantes tanto de diversas regiões francesas como de outros países, algo relativamente raro em Beaune. Assim como a Le Comptoir des Tontons, fica relativamente próxima do centro histórico, porém fora da área murada.

Vale a pena visitar, provar alguns dos vinhos oferecidos gratuitamente para degustação e ouvir os conselhos e recomendações do proprietário Thomas Turner, dificilmente você sairá da loja sem comprar algo interessante a preços justos.

Prestige Cellar

4 Rue du Moulin Noizé, Beaune, +33 3 80 21 03 83, https://www.prestige-cellar.fr/fr/

Esta loja localizada fora da área murada de Beaune (a cerca de 5 minutos de carro do centro da cidade) talvez tenha uma das adegas mais completas da Borgonha. São inúmeras opções de produtores e safras, com foco principal em vinhos da Côte d’Or, porém também com muita qualidade e quantidade de vinhos de outras regiões francesas. Se você está procurando vinhos raros (e caros) talvez seja uma das melhores opções na região de Beaune, ao menos do ponto de vista de disponibilidade.

O único “porém” fica na questão preço: contando também com uma excelente loja online (é uma excelente opção para quem não gosta de compras presenciais), não é um local para buscar barganhas. Os preços são aqueles praticados no mercado secundário, que claramente se mostra bastante inflacionado para os vinhos da Borgonha.

Millésimes à la Carte

1 Rue du Moulin Noizé, Beaune, +33 3 80 20 68 68, https://millesimesalacarte-wineshop.com/

Praticamente vizinha à Prestige Cellar, a Millésimes à la Carte é outra loja que merece atenção. Seu foco principal fica em safras mais antigas de vinhos da Borgonha, com atenção especial para uma seleção bastante ampla de cuvées dos Hospices de Beaune. Conta também com uma ampla seleção de vinhos para degustação em taças, para quem gosta de experimentar antes os vinhos antes de comprar.

Uma dica especial para brasileiros

Por fim, quem aprecia vinhos da Borgonha com muita autenticidade não pode ir à Beaune sem visitar a Cavisteria do franco-brasileiro Jean Claude Cara. Atuando também no enoturismo e consultoria, Cara conta, além de safras antigas de diversos produtores da Borgonha, com uma linha própria de vinhos. Imperdível! https://www.brasilbourgogne.fr/

O post Turismo e compras: dez lojas para conhecer e comprar vinhos em Beaune, na Borgonha apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.