Volnay Les Brouillards 2015, Domaine Parigot

A elaboração de monovarietais de Pinot Noir, a partir de parcelas em diversas denominações de origem na Borgonha, é o foco principal da Domaine Parigot. Cerca de 82% da área sob controle da vinícola, que mudou seu nome para Domaine Alexandre Parigot em 2019, é plantada com a uva símbolo desta região da França. Uma parte significativa de suas cuvées, sobretudo aquelas classificadas como Premier Cru, são elaboradas a partir de uvas da região de Pommard.

O Volnay Les Brouillards é uma das exceções. Este vinho foi elaborado a partir de vinhas de agricultura sustentável, provenientes de um vinhedo de orientação sudeste, com solo de alta concentração de calcário. Após colheita manual, 20% das uvas foram mantidas com cachos inteiros, com maceração a frio por dez dias. O vinho passou por envelhecimento de 18 meses, dos quais 12 em barris de carvalho.

Degustando

Um vinho que representa bem a safra de 2015, com maior estrutura, mais álcool e uma presente mais destacada de fruta, tanto no nariz como na boca. No visual, mostrou coloração rubi com leve evolução e concentração média, enquanto o olfativo foi marcado por aromas de frutas vermelhas maduras, com notas tostadas e de coca cola.

No gustativo, um vinho mais intenso e concentrado, com boa acidez, corpo médio e taninos ainda intensos. Certamente um Pinot Noir que agrada quem prefere exemplares desta variedade um pouco mais gordos e intensos, se mostrando menos vertical e com uma presença mais destacada também de madeira na boca. Esta cuvée é trazida para o Brasil pela Anima Vinum e estava disponível no site da importadora a R$ 698 em setembro de 2021.

Nome do VinhoVolnay Les BrouillardsSafra2015Produtor Domaine ParigotEnólogoAlexandre ParigotUvaPinot NoirSoloCalcárioGraduação Alcoólica14,2%RegiãoMeloisey (Bourgogne-Franche-Comté) DenominaçãoVolnay PaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilAnima Vinum

O post Volnay Les Brouillards 2015, Domaine Parigot apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.